quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vejam só...

Parecidos demais.
Estou nesta fato inaugurando uma vontade que a muito almejava, reproduzir aqui reportagens interessantes que vejo em jornais, revistas ou outros meios de leituras, vale a pena passar para outras pessoas um pouco mais do que se aprende por ai. Quando dá, procuro todo final de semana ler os principais jornais do pais, pois as matérias do final de semana são maiores e mais interessantes, tem mais conteúdos e curiosidades. Esta aqui li no jornal O Globo do Rio de Janeiro do dia 23 de junho de 2009, muito interessante:
"Estudo compara tubarão branco a assassinos em série, o famoso serial killer".
Eles escolhem as suas vítimas no meio da multidão, e podem ficar longos periodos à sua espreita, aguardando a hora certa para desferir o ataque. E aprendem com cada investida, desenvolvendo estratégias de caça. É assim com o grande tubarão branco e com os assassinos em série, revela um estudo que aponta semelhanças entre o comportamento desse temido predador dos mares e os chamados "serial killers".
Publicado no "Journal of Zoology", o estudo feito na Universidade de Miami e na Universidade do Estado do Texas, nos Estados Unidos, indica que o método de caça dos tubarões brancos tem muitos pontos em comum com o dos "serial killers", com apenas uma crucial diferença: aqueles animais atacam para a sua subsistência.
_Ambos, de fato, adotam uma estratégia bastante parecida_ diz Neil Hammerschlag, da Universidade de Miami, um dos autores do estudo.
Na pesquisa, foram analisados 340 ataques de tubarões brancos a focas na Ilha das Focas, na costa da África do Sul. Cada ataque foi minuciosamente detalhado, com registros referentes a localização e profundidade.
Os pesquisadores relataram que os animais ficavam à espreita em uma área de onde podiam ver as focas, mas não podiam ser vistos por elas. O ataque acontecia quando a luminosidade era baixa. As vítimas preferidas eram as focas jovens e desacompanhadas. E eles costumam atacar em áreas que conhecem bem.
Depois, os pesquisadores submeteram suas anotações à análise do criminalista Kim Rossmo, da universidade do Estado do Texas, pioneiro no estudo de técnicas de rastreamento geográfico no combate aos assassinos em série, que confirmou as semelhanças.
_Como os serial killers, os tubarões brancos também espreitam cuidadosamente as suas vítimas-diz Rossmo".
Pois vejam, a cada dia se descobrem como somos parecidos com todos os seres vivos do universo, seja no mar, na terra ou no ar .
Atenciosamente
Nando.

Nenhum comentário: